A compra de coelhos não deve ser feita apenas por beleza ou amizade com conhecidos.
Deve-se adquirir animais saudáveis e raças com aptidão para o que se deseja. Para isso, deve-se tocar nos animais a serem comprados, pois a partir do toque, alguns detalhes da pele podem ser percebidos.
Para saber se o animal é aparentemente sadio, segue algumas dicas:
- Audição: bata palmas devagar, perto das orelhas. Elas devem se mexer para perto do som e o animal deve ficar um pouco inquieto, caso contrário o coelho pode estar com as orelhas sujas ou ser surdo.
- Visão: passe um dos dedos ou qualquer objeto na frente dos olhos do animal. Caso o animal não vire a cabeça ou não se atente, é sinal de cegueira parcial ou total. Enxergando, prefira animais de olhos grandes e vivos. Como regra geral, a cor dos olhos segue a cor da pelagem.
- Aparelho bucal: os dentes devem estar presentes, não podem estar muito compridos e nem tortos. Dentes enegrecidos ou muito amarelados é sinal de cáries ou velhice.
- Posição e outros: o andamento do coelho deve ser o mais natural possível, mesmo dentro da gaiola. Não deve estar mancando, nem possuir as patas muito abertas ou muito fechadas. A linha do dorso deve ser reta e mais ou menos retilínea.
As instituições de ensino/pesquisa oferecem animais de bom padrão genético a um custo baixo, haja vistas que não visam lucro. Essa redução no custo de compras pode ser fundamental para sucesso do cunicultor iniciante.
Seria bom você que é iniciante ler estes artigos também!
O que se obtem numa criação de coelhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário