É muito importante saber que são considerados coprófagos ou coprofágicos somente os animais que alimentam-se do esterco de outros animais na natureza, de forma natural, independente das condições ambientais, como alguns insetos e peixes de fundo.
O besouro coprófago e certos peixes de água salobra são exemplos de coprófagos ou coprofágicos. Para melhor entendimento dessa classificação alimentar dos animais tomemos com exemplo um cão qualquer. Esse cão consegue consumir fezes, porém, somente fará isso caso esteja com fome por vários dias, com alguma deficiência alimentar ou distúrbios mentais.
Caso esse cão consuma suas fezes os cães não poderão ser considerados coprofágicos ou coprófagos, pois naturalmente eles não consomem suas fezes e nem a de outros animais. Por natureza o cão é um onívoro. Os coelhos encaixam-se na mesma situação. São comuns coelhos selvagens, principalmente em tempos de seca, consumirem suas fezes ou a de outros coelhos. Entretanto, somente o fazem quando as condições ambientais restringem muito o crescimento dos vegetais consumíveis, obrigando-os a ingerirem fezes. Por isso, os coelhos não podem ser classificados como coprofágicos ou coprófagos.
Coelhos são herbívoros cecofágicos/cecotróficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário