segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Exemplo de galpão para criação de coelhos + Dicas


O telhado pode ser de telhas de fibrocimento, mas as de barro são as mais adequadas para o isolamento térmico e a diminuição de ruídos pela chuva, o telhado do galpão merece destaque, pois ele recebe a radiação solar e dissipa o calor para o interior.
Pode ser usada telha de barro que é um material mais isolante, que evita que o calor excessivo adentre o interior do galpão. Nesta situação, o valor gasto para aquisição das telhas bem como para aquisição das madeiras e mão de obra serão altos.As telhas de fibrocimento e amianto (com maior restrição de uso) são mais econômicas, porém, irradiam mais calor para o interior do galpão. É importante se trabalhar com um pé direito alto nessa situação. Essas telhas podem ser pintadas de branco usando-se misturas de baixo custo, baseadas em cal, cola e/ou fixadores, para maior eficiência de isolamento.
  • Para isso, três diferentes misturas podem ser utilizadas.
10 Kg de cal hidratada, 20 Lts de água, 1 Lt de acetato de polivinil. Essa mistura cobre cerca de 60 m2. 
9 Kg de cal hidratada, 24 Lts de água, 9 kg de cimento branco. 
10 Kg de cal hidratada, 20 Lts de água, 0,5 a 1,0 Lt de fixador. 

Em regiões mais quentes, deve ser utilizada uma altura de pé direito de pelo menos 2,5m, podendo chegar a 3,0m.

É recomendado um engradamento de madeira, mas pode ser também de metal para descanso das patinhas do animal.

As laterais podem ser totalmente abertas com telas laterais ou podem ter uma mureta de alvenaria, medindo 50 cm de altura.

Os corredores podem ser de piso batido ou de argamassa sendo essa última mais indicada.

A vala coletora deve ser construída por baixo das gaiolas, cimentando apenas os corredores para facilitar a circulação. A vala coletora deve ter um total de 80 cm de profundidade possuindo camadas de 10 cm de brita, carvão e areia, de baixo para cima, respectivamente. A cada seis meses, ou quando necessitar, esta vala deve ser limpa de forma manual ou mecanizada.
Recomenda-se uma inclinação de 1% ao longo do galpão.

Os pilares podem ser de madeira ou de concreto, sustentados em uma sapata também de concreto.

As gaiolas podem ser sustentadas por arames ligados a uma barra paralela ao comprimento do galpão sustentada nas tesouras. As gaiolas não devem sustentar mais que 40kg/m2 de superfície. Devem estar suspensas e serem preferencialmente de arame galvanizado, quando utilizado o sistema intensivo. É necessário que haja uma distância de 20 cm entre a gaiola e o corredor, para evitar que a urina do animal caia no mesmo, conforme observado na figura. Na agricultura familiar, os interessados poderão construir as mesmas com madeira. As frestas ou malhas do piso da gaiola devem ter 1 x 5cm ou 1 x 10cm para que as fezes passem facilmente através delas, mas não as patas dos animais, principalmente dos láparos. Na parte da frente deve-se ter uma porta, com, no mínimo, 35 x 35cm, e um vão para o comedouro semi-automático, de modo que ocupe todo o espaço. Não é aconselhável que haja um vão abaixo da porta, pois haveriam muitos acidentes com as patas dos animais. A porta poderia ser colocada também na parte superior da gaiola. Em sistema de agricultura familiar, gaiolas de madeira podem ser empregadas por serem mais econômicas, porém maior atenção deve ser dada à sua higienização.As gaiolas devem respeitar a área mínima necessária a cada animal, que é de 800 cm² para cada animal em crescimento, 3200 cm² para reprodutores macho ou Fêmeas de reposição ou ainda 4800 cm² para cada fêmea em reprodução.
  • A seguir estão esquematizadas algumas das disposições das gaiolas. Nas granjas brasileiras é mais comum a utilização do flat-deck.


Bateria


 Califórnia

Flat-Deck
Disposição das gaiolas no galpão


As extremidades 
podem ser de alvenaria ou de amianto.
É recomendado um beiral de 1m para a proteção dos animais contra a chuva e raios solares. Um corte transversal de um galpão pode ser visualizado na figura do slide a seguir.

A orientação do galpão é importante, pois deve-se evitar os ventos e as correntes de ar, sem, contudo, eliminar a ventilação e evitar insolação direta nos animais. O controle de ventilação excessiva pode ser feito por cortinados, que devem ser ajustáveis, preferencialmente, de baixo para cima, de plástico resistente ou por uma barreira natural (árvores). Também poderá ser usado galpão com cortinado, que poderá ser erguido ou abaixado conforme a necessidade momentânea.

Os galpões devem ser orientados longitudinalmente no eixo leste oeste, a fim de se evitar insolação direta nos animais, conforme observado na figura.


Um comentário:

  1. Ilustre bom dia, espero que estejas bem?
    preciso de orientação de como se faz um leiaute?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...