Essa raça é produto de uma mutação genética na raça Castor, originando a raça Castor Rex. Distinguem-se das demais raças por apresentarem pelos extra-curtos, como o veludo, tendo inserção de pelo perpendicular a pele. A pelagem é de excelente qualidade para a peleteria, obtendo plena aceitação no mercado, apresentando pelagem castanha escura, semelhante a dos castores, sendo mais escura na parte superior, indo para o laranja ao redor dos olhos e branco no ventre.
Existem muitas variedades do Rex, de múltiplas cores e marcas. Em geral, não são animais rústicos, possuindo baixa resistência a doenças e elevada mortalidade de recém-nascidos, já que as fêmeas produzem poucos pelos para confeccionarem os ninhos. Além disso, são pouco prolíferos e sensíveis à calosidade por possuírem poucos pelos plantares havendo a necessidade da aquisição de pranchas de repouso.
- Origem: França;
- Aptidão: pele;
- Pelagem: diversas, dependente das variedades;
- Comprimento do pelo: extra-curto (menor que 1,3cm);
- Tamanho: médio;
- Peso adulto: 4kg (Macho: 3,8kg e Fêmea: 4,2kg);
- Cabeça: tamanho regular em proporção ao corpo. O macho apresenta perfil arredondado (encarneirado) e a fêmea perfil afilado (encavalada);
- Olhos: acompanham a cor da pelagem em tons escuros;
- Orelhas: proporcionais ao corpo, ligeiramente pontiaguda, bem inseridas em “V”, sendo o comprimento de 13cm;
- Tronco: cilíndrico;
- Membros: arredondados, com musculatura bem desenvolvida e boa cobertura;
- Unhas: escuras;
- Cauda: inserção vertical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário