sábado, 12 de dezembro de 2015

Acasalamentos em série

Resultado de imagem para acasalamentos em série de coelhos
Aconselha-se a cobertura de várias coelhas no mesmo dia para a obtenção de maiores lotes da mesma idade, facilitando a transferência dos filhotes e a comercialização de lotes homogêneos. Sendo a relação de um macho para dez fêmeas (monta natural) e sabendo que um macho é usado, no máximo, duas vezes ao dia, sendo uma cobertura realizada no período da manhã e a outra ao final da tarde, seriam cobertas duas fêmeas por reprodutor a cada dia. Realizando-se três dias de cobertura, um total de seis fêmeas por reprodutor seriam cobertas.


Dessa maneira, haverá a necessidade da divisão de pelo menos dois lotes distintos, haja vista que não há machos suficientes (um macho para dez fêmeas). A divisão por lotes também é essencial para oferta de animais em períodos pré-determinados, podendo ser a cada sete dias, 14 dias, 21 dias, etc. 

- Como exemplo, imagine que um produtor adote um intervalo entre partos de 42 dias, sendo 31 dias de gestação e 11 dias de descanso, e queira fornecer carne de coelho a cada 14 dias.

Assim, ele deverá ter três lotes distintos, realizando-se os cruzamentos a cada duas semanas. Essa semana sem cruzamentos é fundamental para descanso dos machos. A uniformidade dos lotes é difícil de ser mantida devido às falhas nos acasalamentos, mas o produtor deve tentar manter ao máximo obter uniformidade dos lotes
.CPT - Centro de Produções Técnicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...