Representa a percentagem de espermatozoides que se movem progressivamente em linha reta. Para espécies com fecundação interna, a motilidade é importante para o transporte dos espermatozoides dentro do aparelho reprodutivo e para a penetração do ovócito.
A estimação subjetiva da motilidade e a avaliação da morfologia espermática são os dois testes laboratoriais mais amplamente usados para a avaliação do sêmen de coelhos nas estações de inseminação.
Imediatamente, após a coleta, a motilidade espermática pode ser avaliada visualmente pelo operador, mas tal avaliação é subjetiva.
A análise computadorizada de espermatozoides foi desenvolvida para uma avaliação objetiva da motilidade espermática. Este sistema inclui um microscópio de contraste de fase equipado com placa aquecedora, conectado a uma vídeo-câmera de alta resolução e um computador. Entretanto este sistema requer grande investimento.
Roca et al. (2000) classificaram a motilidade progressiva em espermatozoides de coelhos usando uma escala arbitrária de 0 – 5 (0, 1, 2, 3, 4 ou 5, D 0–10, 10–25, 25–50, 50–70, 70–90 ou 90–100%, respectivamente, dos espermatozoides mostrando motilidade progressiva).
Nenhum comentário:
Postar um comentário