quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Características do sêmen de coelho criados em clima tropical



Resultado de imagem para característica do sêmen do coelhoAs características físicas e químicas do sêmen são fatores fundamentais na avaliação da puberdade e da maturidade sexual. Todavia, no coelho, a determinação da maturidade sexual baseada nas características do sêmen é um pouco controverso, visto que, diferentes fatores, tais como a frequência de coleta, programa de luz, idade do macho e estado de saúde, bem como, as estratégias alimentares, podem influenciar quantitativa e qualitativamente a produção espermática . Por outro lado, a avaliação do sêmen deve fornecer informações sobre a capacidade fertilizante dos espermatozoides.


Na Europa, a Inseminação Artificial em coelhos é amplamente empregada por razões comerciais e operacionais. Ao mesmo tempo, esta difusão tem contribuído para melhorar o conhecimento da fisiologia da fêmea e do macho, bem como do metabolismo espermático. Deve, portanto, enfatizar-se que o sêmen é uma mistura de espermatozoides produzidos pelos testículos e de plasma seminal secretado pelos epidídimos e por diferentes glândulas acessórias, que se combinam no momento da ejaculação. Todavia, no coelho, o sêmen consiste de duas partes principais, uma porção fluida e outra gelatinosa, a fração gel.

>> Fração gel

>> Plasma seminal

>> Motilidade

>> Morfologia espermática

>> Volume e concentração espermática

>> Cor e Aspecto

CONSIDERAÇÕES FINAIS
As características seminais de coelhos, tais como, a concentração espermática, a motilidade, vigor e a ocorrência de alterações da célula espermática, devem ser levadas em consideração tanto nos exames andrológicos realizados por ocasião da seleção de reprodutores, quanto para a avaliação prévia ao processamento do sêmen, realizada logo após a coleta e antes da prática de inseminação.

Entretanto, as informações a respeito dos aspectos reprodutivos de coelhos criados sob condições tropicais são escassas, e pouco se conhece a respeito da ação dos constituintes do plasma seminal sobre as células espermáticas de coelhos criados sub tais condições.

CPT - Centro de Produções Técnicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...