segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Inseminação artificial - Como fazer

Resultado de imagem para inseminação artificial em coelhos
A inseminação artificial (IA) é uma prática crescente na cunicultura europeia, particularmente na Espanha, Itália e França.
Esta prática vem ganhando espaço devido às oportunidades de organização do trabalho. A inseminação artificial IA é capaz de emprenhar uma grande quantidade de fêmeas em um mesmo dia, sem necessidade de um excessivo número de machos, já que um ejaculado pode ser usado para inseminar 10 fêmeas.

Vale lembrar que a inseminação artificial IA é uma técnica de reprodução e não de melhoramento animal.
Para ter melhoramento animal é necessário que o sêmen utilizado seja procedente de um coelho já melhorado geneticamente.

Inicialmente, devemos coletar o sêmen do coelho reprodutor
A coleta deve ser feita através de uma vagina artificial, sendo que o operador deve segurar estar com o tubo coletor entre os membros posteriores da fêmea no momento da cópula, assim, ao invés do coelho ejacular na vagina da fêmea, ele irá ejacular na vagina artificial, que deve ser mantida à temperatura de 40 a 42°C, para que no momento da coleta a temperatura esteja adequada. Para isso, mantenha a água a temperatura de 41°C, usando aquecimento e termômetro. Para construção da vagina artificial poderão ser usados cano de PVC, tubo de ensaio e preservativo.

É importante estar atento à qualidade biológica do sêmen, que deve ser controlada para seleção dos melhores ejaculados. Deve-se observar, por exemplo, a ausência de urina, motilidade e concentração espermática suficiente. Para isso é necessário microscópio. O sêmen é então diluído de cinco a dez vezes, até 30 minutos após a coleta, em solução salina fisiológica ou diluente orgânico como o meio de Strazinger.

Para isso, a propriedade deve possuir técnico especializado, equipamentos instalados, ou comprar sêmen de propriedades ou laboratórios confiáveis. Cada dose deve possuir 20 milhões de espermatozoides viáveis.O sêmen é envasado em pipetas de 0,5 ml e deve ser utilizado ainda fresco, visto que a técnica de congelamento não tem apresentado resultados satisfatórios.

->  Não esquecendo a indução da ovulação da matriz já que ela não terá o estimulo do macho durante a cópula

CPT - Centro de Produções Técnicas

Um comentário:

  1. Peço a gentileza de mencionar o manual de cunicultura da ACBC como fonte das informações e figuras.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...