quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Cuidados com a umidade relativa do ar

Resultado de imagem para umidade do ar na criação de coelhosA umidade do ar tem alta relação com a temperatura, e pode ser um fator altamente prejudicial se estiver baixa ou em excesso. O ideal seria uma umidade relativa do ar entre 65 e 75%. Umidade muita alta prejudica a troca de calor com o ambiente e umidade muito baixa prejudica as vias respiratórias.

Não é possível controlar a umidade relativa, que varia muito ao longo de um mesmo dia. O controle do vazamento nos bicos, manejo de cortinas, plantio de grama ao redor do coelhário, podem ser medidas interessantes para favorecer à correta umidade relativa do local.

Recomendo distribuir bem os pontos de luz no local para se assegurar uma iluminação homogênea. Como o animal tem hábitos crepusculares (de baixa intensidade luminosa) não é necessário administrar programas de luz artificial. Algumas pesquisas mostram que não há diferença significativa entre a fertilidade de fêmeas com e sem luz artificial no Brasil. Na Europa é comum estabelecer um programa artificial de luz na maternidade de um total de 16 horas por dia com uma intensidade luminosa de 3 a 4W/m2.

Deve haver uma ventilação mínima para se eliminar gases nocivos, como amônia e CO2, renovar o oxigênio, favorecer as trocas gasosas entre o animal e o ambiente e banir o excesso de umidade e calor produzidos pelos coelhos. De maneira geral, o coelhário não deve apresentar odor forte de coelhos.

Veja também: Temperatura ideal para criação de coelhos

CPT - Centro de Produções Técnicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...