sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Manejo Nutricional e Alimentar (Parte II)

Resultado de imagem para Manejo Nutricional e Alimentar de coelhos
Os alimentos podem passar por alguns processamentos que visam aumentar a disponibilidade de nutrientes que este possui, por isso utiliza-se a ração peletizada para os coelhos, pois a peletização pode melhorar a absorção de alguns nutrientes dos alimentos vegetais.


Além disso, os coelhos não conseguem comer bem alimentos muito finos, como rações fareladas, porque os dentes do coelho são em forma de pinça e uma pinça pega mais fácil bloquinhos do que farelos. Dessa maneira, é necessário que o cunicultor adquira rações peletizadas de boa qualidade nutricional.

Resultado de imagem para ração peletizada para coelhosÉ fundamental que os cunicultores da região se unam e negociem maiores quantidades com as empresas, a fim de se baratear o valor pago por quilo de ração. As empresas fabricantes de ração poderão encontrar maiores informações sobre o processo de formulação de rações para coelhos no Manual de Formulação de Ração e Suplementos para Coelhos, que é encontrado no site www.acbc.org.br.

O cunicultor deve preferencialmente comprar a ração diretamente do representante comercial da fábrica. Em último caso, caso se compre rações em lojas agropecuárias, deve-se ver o rótulo e comprovar que a ração é para coelhos.

Grande atenção deve ser dada diariamente na verificação dos comedouros, que não sevem acumular pó. Uma vez por semana, no mínimo, o cunicultor deverá retirar a sobra de ração do comedouro e proceder a limpeza, peneirando e reutilizando a ração.

CPT - Centro de Produções Técnicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...