Para nos mantermos saudáveis devemos dar ao nosso organismo tudo aquilo que necessita para trabalhar de forma regular e equilibrada. Para o conseguir temos selecionar os alimentos que ingerimos em função da sua riqueza em nutrientes indispensáveis mas também tendo em consideração a ausência de outros componentes que nos possam ser prejudiciais. É nesta escolha correta e sábia que está a magia da nutrição.
As proteínas são indispensáveis para a formação do tecido muscular e reparação celular, cerca de 10 a 15% do valor calórico total da nossa dieta deve ser proveniente das proteínas. Estas estão indicadas em maiores quantidades nas crianças que estão crescimento, nos desportistas, na recuperação de cirurgias e algumas patologias que conduzem a um emagrecimento rápido com perda de massa muscular.
Atualmente promove-se cada vez mais a ingestão de proteínas com origem vegetal, com a finalidade de reduzir o consumo de gorduras saturadas que em excesso conduzem a algumas patologias. No entanto sabemos que essas proteínas vegetais não são completas, ou seja, não contêm todos os aminoácidos necessários ao organismo. É nas proteínas de origem animal que encontramos um elevado valor biológico, fornecendo todos os aminoácidos essenciais e de fácil absorção.
Assim, para garantir os benefícios do consumo de proteínas de alto valor biológico sem as desvantagens normalmente associadas ao consumo de carne, tais como, maior ingestão de colesterol e gorduras saturadas recomenda-se por isso que se escolham carnes brancas.
Quando nos lembramos de carnes brancas a primeira ideia que surge é o frango, peru e pato, mas a carne de coelho também é um excelente exemplo desse tipo de carne.
A carne de coelho é rica em proteínas, tem baixo teor de gorduras e fornece vitaminas do complexo B (B3, B6 e B12), potássio, fósforo e ferro. Esta carne é um aliado a sua alimentação saudável, de fácil confecção e sabor agradável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário